Acessibilidade nas empresas: conheça 5 práticas essenciais para PcD

Como melhorar a acessibilidade nas empresas para PcD? Saiba como oferecer as melhores condições!

Com o objetivo de promover mais acessibilidade nas empresas, em 1991, foi instituída a Lei 8.213/91 (art. 93), legislação de cotas para PcD (Pessoas com Deficiência), no Brasil. 

Na prática, essa norma define que pessoas com deficiência devem ser incluídas no mercado de trabalho, com uma movimentação por parte das organizações para adaptar ambientes e oferecer as melhores condições para esses colaboradores. 

Vamos entender mais sobre como essa lei funciona hoje em dia e como melhorar as práticas de acessibilidade nas empresas brasileiras?

Por que o sistema de cotas para PcD é importante?

Um ambiente de trabalho com mais diversidade proporciona motivação e inspiração para todos os colaboradores. 

Ao adotar atitudes inclusivas, empresas vão ainda mais além: demonstram que se empenham em criar uma sociedade mais justa, humana e igualitária.

A Lei de cotas para PcD busca mais acessibilidade nas empresas por meio de um regulamento que define que organizações com cem ou mais colaboradores preencham uma parcela de seus cargos com pessoas com deficiência física, auditiva, visual, mental ou múltipla.

De acordo com a lei, o número de pessoas incluídas varia de acordo com o porte da empresa. Dividido em:

  • 101 a 200 colaboradores — 2% devem ser PcD;
  • 201 a 500 colaboradores — 3%  devem ser PcD;
  • 501 a 1000 colaboradores — 4%  devem ser PcD;
  • acima de 1000 colaboradores — 5% devem ser PcD.

Porém, não basta apenas realizar a contratação: é preciso oferecer um ambiente de trabalho planejado e adequado às necessidades da PcD. Assim, a empresa tornará o clima organizacional realmente inclusivo e garantirá o conforto dos colaboradores.

Leia também: Como a diversidade cultural ajuda as empresas a serem mais criativas

Quais são as melhores práticas de acessibilidade nas empresas?

Existem algumas práticas para a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente corporativo que podem contribuir para a acessibilidade nas empresas. Algumas delas são:

1. Adaptações nos espaços físicos e comunicacionais

Antes de tudo, a empresa deve elaborar um mapeamento de acessibilidade no ambiente físico, para identificar possíveis barreiras ou pontos que não permitem passagem e/ou dificultam o acesso da PcD. 

A inclusão da PcD no ambiente criará a necessidade de adaptações ergonômicas, que viabilizarão o acesso apropriado aos locais. Um bom planejamento ergonômico pode propiciar: conforto, segurança e independência na utilização dos espaços e equipamentos. 

Posteriormente, deve ser verificado se existem barreiras comunicacionais (relacionadas à comunicação interpessoal), atitudinais (preconceitos, estigmas, estereótipos), metodológicas (métodos e técnicas de trabalho que precisam ser adaptadas) ou instrumentais (ferramentas de trabalho), no escritório.

2. Treinamentos internos para facilitar as relações 

Além das adaptações físicas, são necessárias ações que promovam boas relações interpessoais entre os colaboradores, sejam eles PcD ou não. 

É comum que, por falta de informação, ou por não saberem como agir diante de uma pessoa com deficiência, alguns colaboradores apresentem resistência à ideia de inclusão.

Por esse motivo, é necessário que o RH da companhia, em conjunto com outras áreas, faça alguns estudos prévios para mensurar o nível de aceitação da equipe à contratação da PcD. 

Após essa análise, será possível planejar ações e treinamentos para elevar a aceitação e tornar o ambiente mais aberto à diversidade.

3. Plano de carreira para pessoas com deficiência

Para que pessoas com deficiência se sintam acolhidas e estimuladas no ambiente de trabalho, é preciso que a empresa se dedique a gerar entrosamento e perspectiva de carreira para esses colaboradores. 

A rotatividade de PcD nas empresas tende a ser maior quando as organizações não realizam programas específicos para manter a energia e o interesse das pessoas com deficiência nas atividades organizacionais. 

Para a PcD, além da acessibilidade nas empresas, um plano de carreira seguro e transparente gera ainda mais perspectiva profissional. 

É um excelente incentivo para que ela aproveite, com orgulho e empenho todas as suas habilidades e competências técnicas.

Leia ainda: Inclusão no ambiente de trabalho: 6 características essenciais

4. Acompanhamento do desenvolvimento da PcD

Além de oferecer oportunidades e um bom plano de carreira para PcD, a empresa precisa estar preparada para acompanhar todos os seus processos de integração e adaptação com as equipes. 

É preciso ter uma base sólida para que os responsáveis pelas áreas saibam lidar com possíveis adversidades e imprevistos, que podem acontecer no dia a dia, e fazer a gestão dessas crises de forma correta. A integração desses profissionais deve ser leve e equilibrada.

5. Programas de diversidade e inclusão

Implementar um plano de inclusão de PcD em uma empresa requer conhecimento básico e muita experiência para ser bem-sucedido. 

É importante considerar a necessidade de capacitação e treinamento para chefes de equipes. Assim, esses profissionais podem direcionar os colaboradores da empresa a um relacionamento interpessoal que não induza à acentuação das diferenças. 

Por essa razão, um apoio de uma empresa especializada pode facilitar a gestão dos espaços e pessoas, e melhorar a integração de pessoas com deficiência que entrarem para o time. 

Conte com a ajuda da Resolv!

Para incluir mais acessibilidade nas empresas e adequar o ambiente de trabalho promovendo a inclusão, bem-estar e a segurança dos colaboradores, organizações devem contar com os serviços de uma empresa terceirizada. 

Com 25 anos no mercado, a Resolv está presente em mais de 200 cidades. Prezamos pela satisfação dos profissionais que atuam em nossa companhia, promovendo a diversidade, o cuidado e a valorização dos nossos funcionários. 

Acreditamos que a valorização das pessoas é o melhor caminho para oferecer um serviço de qualidade e excelência. 

Para saber mais sobre a Resolv e nossos serviços de facilities, alimentação corporativa e segurança patrimonial, entre em contato conosco!

A importância de uma boa liderança e trabalho em equipe
Você sabe qual é o papel de um líder dentro de uma organização?
Saiba mais
5 vantagens da terceirização de serviços em sua empresa
Existem várias vantagens da terceirização de serviços para as empresas. Confira!
Saiba mais
Você sabe qual a importância de serviços de limpeza e conservação?
Os serviços de limpeza e conservação são muito importantes para a boa imagem de qualquer empresa.
Saiba mais