Como contratar uma empresa terceirizada em 5 passos

Para ter serviços de qualidade em empresas é preciso saber como contratar uma empresa terceirizada

A terceirização de serviços é uma prática cada vez mais comum que permite aos negócios diversos benefícios, como redução de custos, foco nas atividades estratégicas e maior competitividade em relação à concorrência. No entanto, um desafio recorrente é saber como contratar uma empresa terceirizada na prática.

Independentemente do segmento de atuação das organizações, a terceirização está em alta, principalmente, para a realização de atividades secundárias, mas que são essenciais para o pleno funcionamento das instalações do negócio. 

Neste sentido, usinas, indústrias, instituições de saúde, instituições de ensino, shoppings, prédios comerciais e outros podem tirar proveito desses serviços, que incluem desde a higienização e desinfecção de ambientes, jardinagem, copeira, recepcionista e segurança empresarial, até a alimentação corporativa.

Vale lembrar que, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Facilities (Abrafac), a terceirização pode provocar uma economia de até 20% para as empresas contratantes..

Outras estimativas de mercado mostram que os ganhos de produtividade com a contratação de fornecedores terceirizados podem variar de 20% a 50%.

Então, neste conteúdo, vamos apresentar os principais benefícios de contar com prestadores especializados e explicar como contratar uma empresa terceirizada.

Leia também: Higienização de ambientes: como montar um roteiro na sua empresa

Conheça as vantagens da terceirização

Já mencionamos as melhoras de economia e produtividade com as atividades executadas por parceiros terceirizados. Mas os impactos positivos vão além disso. Veja mais a seguir:

Equipes especializadas: com experiência, know-how e conhecimentos técnicos específicos, os colaboradores das empresas terceirizadas são capazes de executar as atividades com mais precisão e propriedade, além de cumprir com regulamentações e normas técnicas.

Sem preocupação com treinamento: ao contar com profissionais especializados e aptos para o trabalho, a sua organização não precisa se preocupar com treinamentos internos, já que o parceiro fica responsável por preparar e qualificar corretamente os colaboradores para as funções.

Maior qualidade nos serviços: toda a qualificação e o conhecimento dos prestadores de serviços garantem altos níveis de eficiência e qualidade nas atividades, com otimização de recursos, maior produtividade e menor gasto de tempo.

Foco no core business: as empresas que contam com serviços terceirizados podem priorizar uma gestão mais estratégica, direcionando esforços, investimentos e tempo na sua atividade-fim.

Contribuição para o crescimento: com essa série de benefícios ao negócio, é possível promover uma gestão mais enxuta, com otimização de processos e criando novas possibilidades para expansão da empresa.

Saiba mais: Por que investir no restaurante corporativo vai trazer ótimos resultados? Saiba aqui

Mas e como contratar uma empresa terceirizada?

Apesar das vantagens dos serviços especializados, contratar uma empresa terceirizada demanda atenção especial dos gestores para encontrar parceiros de confiança e colaboradores realmente qualificados. 

Então, para auxiliar nesta escolha, listamos os principais pontos que devem ser observados na hora da contratação.

1. Detalhamento das necessidades internas

Antes de contratar uma empresa terceirizada, é fundamental saber detalhadamente sobre as necessidades e demandas internas. Assim, é possível identificar quais tarefas que serão direcionadas aos fornecedores, as responsabilidades delegadas, os padrões de qualidade e as entregas exigidas.

2. Análise da credibilidade da empresa e capacidade de atendimento

Para adquirir os serviços de uma empresa, é necessário avaliar seu histórico, credibilidade e reputação no mercado, verificando se existe a estrutura adequada com capacidade para atender às demandas de operação, com know-how e experiência necessários. Vale a pena, inclusive, buscar referências de outros clientes.

3. Avaliação das propostas de serviços e comparação de orçamentos

Obviamente, o orçamento pesa bastante na hora de decidir como contratar uma empresa terceirizada. Mas este não deve ser o único aspecto levado em conta. É preciso desconfiar de preços praticados muito abaixo e fazer uma verificação do mercado e dos concorrentes. O ideal é sempre aliar um bom custo-benefício.

Além disso, os gestores devem comparar as propostas de serviços, analisando se contemplam todas as demandas existentes e se o contrato conta com todos os requisitos, como disponibilidade de equipamentos e tecnologias, horários de trabalho, prazos, entregas, entre outros.

4. Atenção à qualificação da equipe e aos EPIs utilizados

Outro ponto a ser observado é a qualificação da equipe do prestador de serviços. Para isso, vale a pena verificar os treinamentos e as capacitações oferecidas aos colaboradores e seus conhecimentos técnicos. Dessa forma, é possível garantir atividades com maior qualidade.

Não se pode esquecer também de averiguar e assegurar a questão da utilização de equipamentos de proteção individual por parte dos envolvidos. Uma vez que os EPIs promovem a segurança dos funcionários e ajudam a evitar acidentes.

Saiba mais: EPI para higienização hospitalar: por que não deixar de usar?

5. Monitoramento dos serviços

Por fim, é importante saber como o parceiro especializado realiza o monitoramento e acompanhamento dos serviços executados, como ocorre a gestão dos funcionários, se há uma verificação do nível de qualidade, se existe uma avaliação do desempenho da equipe, entre outros detalhes.

Conheça a Resolv

Está procurando uma empresa que cumpra todos os requisitos acima mencionados? Esta é a Resolv! Com mais de 25 anos de experiência de mercado, atuamos com serviços de excelência e as melhores práticas para atender às demandas do seu negócio, com orçamentos sob medida.

Disponibilizamos os serviços de Facilities (higienização e desinfecção de ambientes), Alimentação (restaurante corporativo) e Segurança (proteção inteligente).

Com nossas soluções, viabilizamos projetos customizados, independentemente do tamanho e do segmento de atuação da sua empresa.

Para saber como contratar uma empresa terceirizada, entre em contato agora mesmo com nossos especialistas e veja como a Resolv é a melhor opção!

Acessibilidade nas empresas: conheça 5 práticas essenciais para PcD
Como melhorar a acessibilidade nas empresas para PcD? Saiba como oferecer as melhores condições!
Saiba mais
Desinfecção de superfícies: 5 motivos para investir em treinamento da equipe
Saiba como o treinamento da equipe pode alcançar melhores resultados na desinfecção de superfícies
Saiba mais
6 boas práticas de higiene e desinfecção industrial em usinas
Uma higiene e desinfecção industrial eficiente é fundamental para garantir a conservação das usinas.
Saiba mais