Conheça erros na desinfecção de ambientes que não podem acontecer

A desinfecção de ambientes exige atenção para garantir o cumprimento de todos os processos adequados

Os serviços de desinfecção de ambientes, sejam em indústrias, shoppings, condomínios comerciais, hospitais e outros tipos de empresas, são essenciais para garantir a higienização dos locais.

Assim, as organizações podem deixar os ambientes limpos e bem conservados, promovendo a saúde de todos os presentes e aumentando a sensação de conforto e bem-estar dos colaboradores, clientes e demais envolvidos nas rotinas de negócios. 

Isso gera ainda mais benefícios, como a satisfação das equipes com o local de trabalho, maior motivação e produtividade, assim como a percepção positiva da marca junto aos clientes e outros stakeholders.

Vale destacar que, nos tempos atuais com a pandemia do coronavírus, a desinfecção de ambientes se tornou uma atividade ainda mais importante, uma vez que é preciso eliminar os microrganismos dos locais de trabalho, evitando a disseminação do vírus e minimizando o risco de contaminação. 

Dessa forma, com os serviços de higienização intensificados e com os protocolos adequados de uso de produtos saneantes e equipamentos de proteção, é possível diminuir a propagação da doença e garantir maior segurança.

Leia também: Pós-quarentena: como adequar o serviço de limpeza de empresas e indústrias

Como funcionam os processos de desinfecção de ambientes

Como vimos, a desinfecção de ambientes é fundamental. Até porque a falta de cuidados apropriados pode gerar prejuízos para a saúde das pessoas e afetar a reputação da empresa. Mas do que se trata este serviço e como fazê-lo na prática?

Em resumo, a desinfecção responde pela eliminação dos microrganismos. São procedimentos adotados para acabar com até 99% dos vírus e bactérias. Neste sentido, a equipe de limpeza deve ser treinada e capacitada para realizar todos os processos corretamente.

Entre os principais procedimentos, estão:

  • Utilização de equipamentos de segurança em serviços de limpeza;
  • Aplicação dos produtos desinfetantes ideais para cada tipo de situação;
  • Cumprimento de protocolos e regras de higienização;
  • Agilidade no trabalho, principalmente na higienização hospitalar, já que as instituições contam com ambientes críticos;
  • Eficiência na realização dos serviços para realmente manter o local desinfetado;
  • Entre outros.

Ou seja, fica claro que as atividades não são simples e exigem cuidado e atenção na sua execução. Inclusive, sem o devido preparo, alguns erros podem ser cometidos nesse processo.

7 principais erros na desinfecção de ambientes

Para que os serviços de desinfecção de ambientes sejam bem-sucedidos, é preciso identificar as falhas que podem ocorrer no desenrolar dos procedimentos para superá-las e mitigá-las ao máximo. Então, vamos ver os principais erros:

1. Utilizar produtos inadequados

Hoje em dia, a oferta de produtos de limpeza é ampla e conta com opções para diferentes funções. Então, é importante conhecer as características e formas de uso de cada um para fazer a escolha correta e utilizar os produtos adequados.

Afinal, um produto errado pode ser ineficiente e ainda gerar danos a pisos, móveis, carpetes, vidros, entre outros itens dos ambientes das empresas. O que, consequentemente, provoca sérios prejuízos.

Sem contar que, a depender das soluções e misturas aplicadas, pode-se ter riscos para a saúde dos funcionários envolvidos.

Leia também: Entenda a diferença de esterilização, limpeza e desinfecção de ambientes

2. Não usar equipamentos específicos

Outro erro que atrapalha a desinfecção de ambientes é não utilizar equipamentos específicos. Por exemplo, o uso de lavadoras e varredoras profissionais torna o processo mais rápido e eficaz. 

Em contrapartida, se o trabalho for realizado manualmente ou com ferramentas para higienização leve, a equipe pode perder tempo e ter que se esforçar muito mais para obter os mesmos resultados.

Mais um recurso importante neste cenário é a utilização de carrinhos funcionais, que deixam ao alcance dos profissionais todos os utensílios necessários para as tarefas.

3. Não desinfetar os equipamentos 

Para realizar o trabalho da melhor forma possível, os equipamentos de desinfecção de ambientes devem estar sempre limpos e higienizados. No entanto, apesar desta premissa básica, muitas empresas ainda cometem esse erro e esquecem a limpeza dos utensílios.

Neste caso, os equipamentos podem servir de instrumento de contaminação, ao invés de desinfecção.

4. Implementar procedimentos incorretos

Como já mencionamos anteriormente, o serviço tem procedimentos operacionais específicos, como por exemplo, iniciar o processo de desinfecção de cima para baixo, do lugar mais longe para o lugar mais perto etc. Isso evidencia que há uma sequência lógica de ações necessárias, com tempos de pausa para aplicação dos produtos.

Assim, se tais passos não forem seguidos corretamente, a equipe de limpeza pode colocar o trabalho todo em risco.

Leia também: 5 desafios na limpeza e desinfecção de ambientes

5. Ter um tempo de resposta ineficiente

Normalmente, os gestores do departamento de limpeza estabelecem um cronograma de atividades, com um plano de ações destacando a periodicidade dos serviços em cada ambiente, os responsáveis e como o serviço deve ser realizado. Até porque o trabalho não pode ser iniciado por qualquer local.

Então, não ter um cronograma já é um erro, pois ele define a rotina básica dos processos de desinfecção. E outro problema é não conseguir atender às solicitações de limpeza, ou seja, não ter um tempo de resposta ágil. Por isso, é fundamental se certificar sobre a capacidade de atendimento da equipe.

6. Gerar conflitos nas jornadas de trabalho

A desinfecção de ambientes é um serviço primordial para o bom funcionamento das empresas, mas não pode impactar a rotina dos negócios. Portanto, as atividades devem ser agendadas de forma a não atrapalhar o dia a dia dos funcionários, evitando prejuízos para a produtividade.

7. Contar com profissionais não qualificados

Com o intuito de economizar na realização dos serviços de desinfecção, algumas empresas acabam usando mão de obra não capacitada adequadamente. Porém, esta prática só tem um resultado: problemas e prejuízo futuro. Isso porque é grande o risco dos serviços serem mal feitos, além de ocorrerem acidentes e até danos patrimoniais.

Saiba mais: Limpeza de shopping no pós-pandemia: conheça as novas regras

Por que contratar uma empresa especializada nos serviços?

Apesar de parecer fácil à primeira vista, a desinfecção de ambientes precisa seguir uma série de protocolos para ser realizada com eficiência e máxima qualidade. Assim, as organizações garantem todos os benefícios de ter os locais de trabalho limpos, bem conservados e seguros.

A fim de evitar os diversos erros apresentados acima e ter os melhores serviços do mercado, é preciso contar com empresas especializadas, com solidez e conhecimento no setor, como a Resolv.

Com mais de 20 anos de experiência, atuamos com os serviços de Facilities (higienização e desinfecção de ambientes), Segurança (proteção inteligente) e Alimentação (restaurantes corporativos).  

Valorizamos os nossos profissionais de forma contínua e desenvolvemos treinamentos constantes para garantir que eles estejam preparados para realizar as atividades.

Estamos focados em ajudar o seu negócio, atuando com profissionais com capacitação técnica, manuais de procedimentos, inspeções e gerenciamento operacional. Além disso, criamos projetos personalizados para atender às suas necessidades.

Ficou interessado? Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas.

 

Você sabe qual a importância de serviços de limpeza e conservação?
Os serviços de limpeza e conservação são muito importantes para a boa imagem de qualquer empresa.
Saiba mais
Terceirização de limpeza: saiba como reduzir custos
A terceirização de serviços é uma estratégia para manter a qualidade das operações de um negócio.
Saiba mais
Acessibilidade nas empresas: conheça 5 práticas essenciais para PcD
Como melhorar a acessibilidade nas empresas para PcD? Saiba como oferecer as melhores condições!
Saiba mais