Como funciona o transporte de resíduos industriais em usinas

Sabe como fazer o transporte de resíduos industriais na em usinas? Veja o que deve ser feito!

Com a grande quantidade de resíduos produzidos pelas usinas, o transporte de resíduos industriais se faz extremamente necessário para realizar o descarte de maneira correta e consciente. 

Vale destacar que as usinas são responsáveis por produzir, diariamente, inúmeros resíduos, lixos, entulhos, materiais orgânicos, entre outros, além de recicláveis, como plásticos, vidros e alumínios.

Inclusive, segundo o Ipea, de 30% a 40% de todos os resíduos gerados no Brasil são considerados passíveis de reaproveitamento e reciclagem. Contudo, somente 13% são enviados para a reciclagem.

Importância do transporte de resíduos industriais em usinas

Independentemente da destinação, a gestão de resíduos nas usinas é essencial, o que inclui a coleta, separação, acondicionamento, armazenamento, segurança, logística e transporte de resíduos industriais.

Assim, é possível garantir maior responsabilidade no descarte dos resíduos e evitar danos ao meio ambiente, minimizando riscos de contaminações e para a saúde pública.

Ou seja, a coleta e o transporte devem ser realizados todos os dias para promover o funcionamento adequado das usinas, eliminando transtornos e prejuízos para as empresas do setor.

Leia também: Higiene e limpeza industrial: como funciona e sua importância para o consumidor

Principais benefícios do transporte de resíduos

O objetivo do transporte de resíduos industriais nas usinas é atender à demanda dos mais variados tipos de negócios, descartando os lixos e reciclados e garantindo o pleno funcionamento das instalações. 

Imagine só, por exemplo, uma usina sucroalcooleira. Para produzir o açúcar, o álcool e outros derivados da cana-de-açúcar, a operação deixa o bagaço, a palha e outras matérias orgânicas pelo caminho, que podem ser reaproveitados, mas precisam ser retirados e levados para seu destino a fim de não interromper o ciclo produtivo.

Ao mesmo tempo, ocorre a geração de outros resíduos, como cinzas de caldeira, torta de filtro e águas de lavagem, que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores. Além disso, há tecidos, pneus, sucatas e embalagens.

Então, o serviço de transporte de resíduos promove importantes benefícios para as usinas, como:

  • Maior agilidade e eficiência na logística de destinação dos resíduos industriais;
  • Garantia de produção contínua;
  • Diminuição de riscos ambientais;
  • Aumento da segurança para os colaboradores;
  • Reaproveitamento dos resíduos para outras atividades, como produção de energia, papel, entre outros. Uma tonelada de cana-de-açúcar pode gerar, por exemplo, cerca de 320 kg de bagaço, sendo que 90% são usados na produção de energia.

Transporte de resíduos industriais e a legislação ambiental

Além dos aspectos já apresentados anteriormente sobre a importância e os benefícios do transporte de resíduos industriais, os gestores das usinas também devem levar em consideração as legislações ambientais.

Isso porque todo o resíduo produzido pelas usinas deve ser descartado de maneira regular e, em caso de descumprimento, há o risco de multas.

Neste sentido, vale conhecer alguns órgãos reguladores e normas que tratam sobre o assunto, como o Conama, a Cetesb e a ABNT.

Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente): a resolução nº313 dispõe sobre os resíduos industriais sólidos e a resolução nº357 estabelece as condições para o lançamento de efluentes, entre outras.

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): a norma 13.221 regulamenta o transporte terrestre de resíduos, definindo os procedimentos para encaminhar os efluentes, sua periculosidade e quais materiais podem ser reciclados, reaproveitados e/ou reprocessados.

Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental): para emissão da licença e do documento de autorização para transporte de resíduos industriais, é exigido o acondicionamento e armazenamento dos materiais de acordo com a norma 13.221 da ABNT.

Classificação dos resíduos industriais das usinas

Apesar de serem muitos tipos de resíduos industriais originários das atividades das usinas, é preciso conhecer detalhes para que o processo de acondicionamento e transporte seja feito corretamente.

Neste caso, os gestores devem saber que os materiais podem ser divididos em duas classes: perigosos e não perigosos, segundo a ABNT 10.004/04. Além disso, os resíduos podem ser classificados em sólidos, semissólidos, líquidos e gasosos, o que muda completamente a sua forma de transporte e descarte.

Dicas para o transporte de resíduos industriais

Agora, para ajudar os gestores das usinas a realizar o transporte dos resíduos gerados na produção, apresentamos algumas dicas práticas:

  1. Separar os resíduos de acordo com seu estado e classificação de perigo.
  2. Promover o correto estado de conservação dos materiais de modo que não permita o vazamento ou derramamento durante o transporte.
  3. Ter proteção contra incidentes a fim de que não ocorra o espalhamento dos resíduos em via pública.
  4. Atender às legislações ambientais federais, estaduais e municipais e portar o documento de controle ambiental para transporte de resíduos.

Como a Resolv pode te ajudar

Com 25 anos de mercado, a Resolv atende o segmento de usinas com serviços de facilities, incluindo higienização e desinfecção de ambientes.

Além disso, oferecemos soluções integradas de Segurança (proteção inteligente) e Alimentação (restaurantes corporativos), proporcionando uma gestão de multisserviços.

Com mais de 6 mil colaboradores e presentes em mais de 200 cidades, já operamos em algumas importantes usinas, como por exemplo, Vale do Tijuco, Usina Aroeira, Vale do Pontal, Usina Ester, Usina Batatais, Usina Cerradão e Usina Uberaba.

Para saber mais sobre como podemos ajudar a sua usina, entre em contato conosco agora mesmo!

Acessibilidade nas empresas: conheça 5 práticas essenciais para PcD
Como melhorar a acessibilidade nas empresas para PcD? Saiba como oferecer as melhores condições!
Saiba mais
Desinfecção de superfícies: 5 motivos para investir em treinamento da equipe
Saiba como o treinamento da equipe pode alcançar melhores resultados na desinfecção de superfícies
Saiba mais
Como contratar uma empresa terceirizada em 5 passos
Para ter serviços de qualidade em empresas é preciso saber como contratar uma empresa terceirizada
Saiba mais