Controle de infecção hospitalar: como evitar a proliferação de doenças?

É importante que hospitais façam um controle de infecção hospitalar.

Sabemos que, infelizmente, a infecção hospitalar é uma realidade. É possível que pessoas adquiram doenças durante seu período de internação em clínicas ou hospitais, até mesmo após a alta. Diante desse cenário, é cada vez mais importante que hospitais façam um controle de infecção hospitalar.

Mas como garantir que essa prática seja feita de forma segura e eficiente? No artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre esse assunto. 

O que configura uma infecção hospitalar?

A infecção hospitalar é caracterizada por qualquer contágio adquirido durante o período de internação no hospital, pela contaminação do ar ou por meio de algum procedimento realizado.

Geralmente são muitas as pessoas contaminadas nestes ambientes, e a infecção hospitalar não é incomum. Em contrapartida, existem métodos de desinfecção que podem ajudar, e muito, a conter a disseminação dessas infecções. 

Lembrando que existem grupos de pessoas mais propensos a adquirir infecções hospitalares, como é o caso de idosos, recém-nascidos, pós-transplantados ou em uso de medicamentos imunossupressores, diabéticos, pessoas com comorbidades específicas, com problemas respiratórios ou doenças vasculares, entre outros.

Leia mais: Entenda a diferença de esterilização, limpeza e desinfecção de ambientes

Como realizar um controle de infecção hospitalar seguro e eficiente?

Existem algumas práticas que, combinadas, podem melhorar o controle de infecção hospitalar e trazer mais segurança para pacientes internados em hospitais. Algumas delas são:

Rotinas de desinfecção

Para realizar a desinfecção de ambientes de forma eficaz, é preciso que os gestores de hospitais, clínicas e empresas de saúde estejam dispostos a estabelecer um planejamento claro e detalhado, com rotinas de desinfecção específicas para cada tipo de ambiente, como berçários, centros cirúrgicos ou UTI, por exemplo. 

Limitação do número de visitantes

Para que menos doenças se expandam pelos hospitais, é extremamente necessário que haja um controle rígido de entrada e saída, além de limites em relação à circulação de pessoas nestes ambientes. Além disso, todos os visitantes e profissionais que trabalham dentro do hospital precisam ter conhecimento de regras de higiene e praticá-las com dedicação.

Empresas terceirizadas

Contratar uma empresa terceirizada para realizar a higienização de ambientes e o controle de infecção hospitalar traz mais segurança à instituição, uma vez que estes profissionais estão mais alinhados à sua área de atuação, e sabem sobre técnicas e tendências específicas no que diz respeito à desinfecção destes locais.

Além disso, com a terceirização de determinadas tarefas, e o aumento de produtividade dentro dos processos do hospital, há um menor gasto com serviços externos (além da terceirização), e também com rescisões, trocas de profissionais, substituição nas férias ou faltas. 

Saiba mais: EPI para higienização hospitalar: por que não deixar de usar?

Conte com a Resolv!

Agora que você já sabe que para melhorar o controle de infecção hospitalar você pode contar com a ajuda de uma empresa terceirizada, conheça a Resolv!

Com mais de 25 anos de experiência de mercado, atuamos com serviços de excelência e as melhores práticas para atender às demandas do seu negócio, com orçamentos sob medida.

Disponibilizamos os serviços de Facilities (higienização e desinfecção de ambientes), Alimentação (restaurante corporativo) e Segurança (proteção inteligente). Com nossas soluções, viabilizamos projetos customizados, independentemente do tamanho e do segmento de atuação da sua empresa.

Para saber como contratar uma empresa terceirizada, entre em contato agora mesmo com nossos especialistas!

 

Etapas para uma higienização hospitalar eficiente
A higienização hospitalar deve ser bem planejada e executada, para que não ocorram contaminações.
Saiba mais
Como fazer uma gestão da qualidade hospitalar corretamente?
Para oferecer o melhor serviço aos pacientes é necessário contar com medidas adequadas.
Saiba mais
Descontaminação hospitalar: principais métodos contra a Covid-19
Como realizar a descontaminação hospitalar e evitar a proliferação da Covid-19 em hospitais?
Saiba mais