Descontaminação hospitalar: principais métodos contra a Covid-19

Como realizar a descontaminação hospitalar e evitar a proliferação da Covid-19 em hospitais?

Segundo o Google Trends (ferramenta para pesquisas de tendências com base nas buscas no Google) os assuntos mais procurados na plataforma, em tempos de Covid-19, estão relacionados a descontaminação e desinfecção. Sendo assim, mais do que nunca, a descontaminação hospitalar é uma ação de extrema importância.

Mas como realizar a descontaminação de forma segura? Como evitar a proliferação do vírus em hospitais? Qual é a melhor forma de fazer a desinfecção de ambientes? No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre as melhores práticas de descontaminação hospitalar.

Leia mais:

Qual é a importância da desinfecção hospitalar no controle e prevenção da Covid-19?

Em ambientes hospitalares, existe uma rotatividade muito grande de pessoas contaminadas e não-contaminadas pela Covid-19. Sendo assim, quanto maior a circulação de pessoas e utensílios, mais altas são as chances de contaminação.

Para evitar a proliferação de bactérias e agentes contaminantes da doença, é preciso redobrar a atenção e combinar práticas como a limpeza, desinfecção e descontaminação. Juntas, essas etapas são capazes de prevenir a disseminação da doença e manter as pessoas, que circulam por esses ambientes, mais seguras.

Limpeza, desinfecção e descontaminação hospitalar em combate a Covid-19

Antes de entender as diferenças entre limpeza, desinfecção e descontaminação, é preciso entender que todas essas técnicas possuem um objetivo em comum: evitar a disseminação de vírus e doenças. 

Esses procedimentos são vistos como uma exigência neste momento em que todos os órgãos e instituições de saúde buscam conter a Covid-19. Entenda mais sobre cada uma dessas etapas de prevenção:

1. Limpeza

A limpeza é uma das formas mais eficazes na prevenção contra a Covid-19. Isso porque, manter uma limpeza constante no ambiente hospitalar ajuda a remover os resíduos e impurezas das superfícies, detém os agentes contaminantes e diminui a propagação do vírus.

A limpeza deve ser combinada a outros processos para eliminar microorganismos, mas de uma maneira geral, a limpeza é o primeiro passo para eliminar os contaminantes em um espaço. 

2. Desinfecção

Essa é uma técnica altamente recomendada para o contexto hospitalar. O processo de desinfecção é essencial para a esterilização profunda de equipamentos de trabalho como lâminas, itens de assistência respiratória, além das superfícies em geral.

A desinfecção em ambientes hospitalares é um método eficaz no combate a Covid-19, uma vez que busca eliminar 99,99% dos vírus, germes e bactérias nas superfícies.

3. Descontaminação

A descontaminação é um passo que complementa essas duas etapas anteriores, e pode ser também considerada uma técnica preventiva. Para que haja a descontaminação hospitalar, é preciso que a limpeza e as particularidades de cada processo de desinfecção sejam devidamente cumpridas. 

O processo de descontaminação hospitalar envolve uma série de boas práticas para manipulação de materiais, contato com superfícies e outros utensílios que são manipulados e, portanto, propícios para a proliferação de agentes contaminantes, como a Covid-19.


Veja também:

Conte com a Resolv!

Fazer a limpeza, desinfecção e descontaminação hospitalar da forma correta é um grande desafio para muitos órgãos de saúde. Sabendo disso, é possível contar com parcerias estratégicas, que permitam aos gestores terceirizar esses serviços.

Nesse sentido, é indispensável o apoio de marcas consolidadas no mercado, como a Resolv. Com mais de 25 anos de experiência, a Resolv é especializada no setor de facilities e oferece soluções personalizadas, com projetos customizados e que cabem dentro do orçamento de cada empresa.

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa? Entre em contato conosco ainda hoje e tire suas dúvidas!

Controle de infecção hospitalar: como evitar a proliferação de doenças?
É importante que hospitais façam um controle de infecção hospitalar.
Saiba mais
Como fazer uma gestão da qualidade hospitalar corretamente?
Para oferecer o melhor serviço aos pacientes é necessário contar com medidas adequadas.
Saiba mais
Transporte de resíduos hospitalares: desafios e as melhores soluções
Como o transporte de resíduos hospitalares pode ser seguro e ainda contribuir com o meio ambiente?
Saiba mais