Etapas para uma higienização hospitalar eficiente

A higienização hospitalar deve ser bem planejada e executada, para que não ocorram contaminações.

Lidar diariamente com a higienização hospitalar inclui também elaborar cada etapa e detalhe de sua rotina, algo que se tornou ainda mais importante e ficou em grande evidência com a pandemia do novo coronavírus.

Neste artigo, vamos falar sobre a grande relevância de proporcionar ambientes livres de riscos à saúde, seguindo todos os protocolos de segurança, a fim de eliminar as chances das pessoas se contaminarem.

Veja também: Transporte de resíduos hospitalares: desafios e as melhores soluções

A importância da higienização no dia a dia

Quando lidamos com a higienização hospitalar, é vital que as equipes responsáveis por ela redobrem a sua atenção em todos os ambientes internos do local, já que estamos falando de centros cirúrgicos, UTIs, ambulatórios e demais áreas.

Essa limpeza e higienização hospitalar visa controlar a proliferação de doenças. O foco é prevenir que qualquer tipo de infecção ocorra, e isso pode ser alcançado com algumas atitudes e técnicas simples, tais como:

- Nunca varrer as superfícies a seco, para que os microrganismos não se espalhem através das partículas de pó, por exemplo;

- Após a conclusão de suas tarefas, é imperativo que os equipamentos utilizados sejam devidamente limpos, afinal, alguns vírus ainda sobrevivem após um tempo sem um hospedeiro, por isso essa etapa é tão importante.

- Evite o contato com as mãos dos profissionais de saúde, normalmente é com elas que os pacientes são tocados e cuidados, aumentando as chances de gerar infecção.

Etapas para a higienização hospitalar

Por conter um certo grau de risco à saúde de todos os presentes no hospital, são necessárias algumas etapas para que a higienização hospitalar seja completa, das quais iremos falar agora.

Leia também: EPI para higienização hospitalar: por que não deixar de usar?

Limpeza total do local

Este é o primeiro passo a ser dado, já que ele trata da remoção das maiores sujidades, visando reduzir a quantidade de microrganismos no ambiente em questão, sempre se preocupando com o tipo de superfície e com a presença de matéria orgânica, como sangue, por exemplo.

Para que a higienização e sanitização hospitalar seja completa, é importante usar a varredura molhada, com panos e esfregões úmidos, a fim de evitar o espalhamento de poeira e propagação da mesma nos ambientes comuns.

Veja também: Higienização hospitalar: quais são os principais tipos e vantagens

Desinfecção - destruindo os microrganismos

A segunda etapa da higienização hospitalar, é a desinfecção propriamente dita, que tem como objetivo principal a destruição das bactérias e vírus restantes do procedimento anterior.

Os níveis deste processo de limpeza hospitalar variam entre o baixo, médio e chegando até o mais alto, sempre sendo aplicado de acordo com a necessidade do material a ser higienizado no momento.

Esterilização dos materiais

Por fim, chegamos à etapa de esterilização, que vai eliminar de vez tudo o que ainda sobreviveu após após os processos anteriores, completando a higienização hospitalar e acabando com todas as formas de vida microbianas, após o uso de alguns materiais químicos.

Leia também: 8 dicas para melhorar a higienização hospitalar na sua instituição

Conte com a Resolv para fazer a sua higienização hospitalar

Para ter em sua instituição uma higienização hospitalar completa, você pode contar com a ajuda da Resolv, uma empresa com mais de 25 anos de atuação no mercado de facilities, realizando a higienização e desinfecção em hospitais.

Contamos com profissionais capacitados e especialistas nessa área, executando serviços com a maior eficiência e segurança possível, sempre atendendo a todos os protocolos de saúde.

Para saber mais, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

Controle de infecção hospitalar: como evitar a proliferação de doenças?
É importante que hospitais façam um controle de infecção hospitalar.
Saiba mais
Como fazer uma gestão da qualidade hospitalar corretamente?
Para oferecer o melhor serviço aos pacientes é necessário contar com medidas adequadas.
Saiba mais
Descontaminação hospitalar: principais métodos contra a Covid-19
Como realizar a descontaminação hospitalar e evitar a proliferação da Covid-19 em hospitais?
Saiba mais