Como a diversidade cultural ajuda as empresas a serem mais criativas

Investimento em diversidade cultural no trabalho pode aumentar a capacidade criativa do seu negócio

Nos dias de hoje, investir na diversidade cultural dentro das empresas não se trata mais apenas de garantir um ambiente inclusivo, mas também de aumentar a performance criativa e inovadora das instituições. 

É o que diz uma pesquisa da Forbes, em que 48% dos executivos entrevistados disseram concordar que: "uma força de trabalho diversificada e inclusiva é crucial para incentivar diferentes perspectivas e ideias que impulsionam a inovação". 

O mesmo estudo apontou que, nos próximos três anos, 40% desses executivos vão buscar maior diversidade para atingir os objetivos do negócio.

Vale destacar que, com soluções inovadoras, a parte financeira das empresas também é impactada positivamente. Segundo estudo da McKinsey, os negócios com mais diversidade racial têm 35% mais probabilidade de ter retornos financeiros acima das médias do seu segmento de atuação. Para a diversidade de gênero, o aumento é de 15%.

Mas como impulsionar a diversidade na empresa para colher esses benefícios? E existem mais vantagens relacionadas à diversidade cultural? Acompanhe o artigo até o final que explicaremos tudo.

Leia também: Inclusão no ambiente de trabalho: 6 características essenciais

Como aumentar a diversidade cultural na empresa?

Processo seletivo mais acolhedor

Uma das principais formas de expandir a diversidade cultural na sua organização é promover um processo seletivo mais acolhedor e sem preconceitos. 

É preciso não só olhar para as qualificações do candidato, mas também para o seu potencial e seus valores, de forma a conferir se eles condizem com a cultura da empresa

Para que a diversidade cultural seja implantada, é preciso que ela deixe de ser apenas um discurso e seja visível nas diferentes etnias e origens dos seus colaboradores. 

Comunicação abrangente

A comunicação da empresa, tanto interna quanto externa, necessita ser mais abrangente e falar com diversos públicos e com pensamentos totalmente diferentes. 

Além disso, para propagar a diversidade cultural de uma forma mais educativa, a organização pode promover workshops, palestras e ações de marketing. 

Desse modo, é criado um ambiente mais acolhedor e empático com os novos colaboradores e a equipe recebe novos aprendizados. 

Treinar a equipe

Além de promover eventos com a temática como foi mencionado, para que realmente ocorra o desenvolvimento de uma cultura diversificada, é preciso instruir os funcionários por meio de informativos, e-mails, dentre outros materiais.

Também pode-se realizar semanas temáticas de inclusão, em que por uma semana haverá depoimentos, rodas de conversa, dentre outras ações para promover o conhecimento profundo sobre o tema proposto.

Leia também: Qualidade de vida no trabalho: 9 ações que você precisa investir

Quais são os benefícios de um ambiente diversificado?

Ao proporcionar uma maior diversidade cultural no ambiente de trabalho, os funcionários podem se sentir mais livres para exprimir sua própria autenticidade e genuinidade, contribuindo de forma mais enérgica com ideias e demonstrando mais motivação.

Desse modo, soluções mais inovadoras e originais são criadas, o que torna a resolução de problemas muito mais assertiva e ágil. Além disso, há uma redução significativa nos conflitos pessoais, já que a empresa desenvolve um ambiente muito mais empático. 

E quanto maior e mais diversificada a equipe, maior a variedade de habilidades, experiências e conhecimentos. Portanto, ao planejar ou executar alguma estratégia, sua empresa terá à disposição perspectivas variadas, o que é altamente benéfico. 

Outro fator impactado positivamente é a comunicação. A partir de uma visão ampla e diversificada, a organização não só se torna mais interessante aos olhos do público, como também faz com que mais pessoas se identifiquem. Ou seja, melhora a imagem da marca como um todo.

Por fim, vale ressaltar também que o investimento em diversidade cultural aumenta a capacidade de atrair e reter talentos das mais diversas etnias e origens.

Conheça a Resolv

Com 25 anos no mercado, a Resolv conta com mais de 6 mil colaboradores e está presente em mais de 200 cidades.

Prezamos pela satisfação e bem-estar dos profissionais que atuam em nossa companhia, promovendo a diversidade, o cuidado e a valorização dos nossos funcionários. 

Acreditamos que a valorização das nossas pessoas é o melhor caminho para oferecer um serviço de qualidade e excelência. 

Para saber mais sobre a Resolv e os serviços de facilities, alimentação corporativa e segurança patrimonial que prestamos, entre em contato conosco agora mesmo!

Saúde mental na pandemia: como os gestores podem ajudar os profissionais nas empresas?
O que gestores podem fazer para criar um ambiente com mais bem-estar aos seus colaboradores?
Saiba mais
Relações de trabalho: o que muda depois da pandemia?
O mercado passou por algumas mudanças e, com isso, as relações de trabalho também.
Saiba mais
Contratação de serviços terceirizados: como reduzir custos e potencializar a sua empresa?
A contratação de serviços terceirizados vem se tornando cada vez mais indispensável.
Saiba mais