A importância da liderança feminina no mundo corporativo

Qual a importância da liderança feminina no mundo corporativo? Saiba mais!

Qual a importância da liderança feminina no mundo corporativo? A desigualdade de gênero em cargos de liderança sempre foi uma realidade no Brasil e no mundo. Por muitos anos, pudemos acompanhar executivas, gestoras e empreendedoras enfrentando muitas barreiras e preconceitos até conseguirem oportunidades em cargos estratégicos.

Os benefícios de contar com mulheres nas lideranças de empresas, de todos os portes e setores, são muitos. No artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre esse tema tão relevante para o avanço das empresas, da economia e da sociedade.

Leia também: Inclusão no ambiente de trabalho: 6 características essenciais

Liderança feminina no mundo corporativo

Os últimos anos proporcionaram algumas mudanças para os direitos das mulheres na sociedade, mas ainda existe um longo caminho a percorrer. De acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE, apenas 10% dos cargos de tomada de decisão, em comitês executivos de grandes e médias empresas, são ocupados por mulheres.

A mesma pesquisa trouxe a informação de que mais mulheres se formam no ensino superior do que homens, e mesmo com uma maior escolaridade, o salário médio das mulheres ainda é cerca de 23,5% mais baixo que o dos homens.

Com a pandemia causada pelo vírus da Covid-19, e algumas análises políticas, sociais e econômicas, ficou ainda mais claro que a desigualdade de gênero em cargos de liderança é uma realidade no cenário atual.

Mulheres enfrentam dificuldades e têm sido impedidas de ocupar as cadeiras mais altas nos negócios, uma vez que passam por preconceitos, cobranças exageradas, críticas por seu estilo de liderança, entre outros desconfortos que homens desconhecem.

As mais talentosas precisam provar sua competência a todo tempo para se igualar a homens que possuem um desempenho regular. A boa notícia é que ações inclusivas estão ajudando a virar esse jogo e construir um mercado de trabalho mais equilibrado, diverso e criativo, em que é possível aproveitar o grande potencial das mulheres.

Empresas que já entenderam que o sucesso das lideranças femininas traz mais criatividade, estratégia e inovação para as operações do negócio, estarão na frente de suas concorrentes nas próximas temporadas.

Leia também: Qualidade de vida no trabalho: 9 ações que você precisa investir

Qual a importância das mulheres em cargos de liderança?

Incentivar a liderança feminina no mundo corporativo e na nossa sociedade, é uma medida que beneficia, não só o ambiente de trabalho, a diversidade nas equipes e a carreira das mulheres, mas também os negócios. Estudos indicam que as mulheres se adaptam melhor às mudanças e inovações no cenário profissional. 

Além disso, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), estima um aumento do PIB da ordem de US$ 6 trilhões, se as mulheres obtiverem equidade nos salários. Para o Fundo Monetário Internacional (FMI), o PIB global cresceria 35% com a igualdade de gênero nas relações organizacionais.

A seguir, separamos mais alguns benefícios de investir no protagonismo feminino em cargos de liderança. 

Criatividade e performance

Em sua edição 2020, o estudo “Diversity Matters”, da consultoria McKinsey, comprovou que organizações que possuem equipes executivas com equidade de gênero têm 14% mais chances de superar a performance dos concorrentes.

Assim como, empresas com maior equalização entre as oportunidades para mulheres e homens possuem 93% mais chances de obter um desempenho financeiro superior ao da concorrência.

O motivo de empresas equilibradas faturarem mais se dá à diversidade de ideias e experiências, o que favorece a criatividade e o desenvolvimento de soluções inovadoras dentro do negócio. Ter um ambiente com visões distintas, independente do gênero, sobre um mesmo tema e situação, ajuda a empresa a encontrar caminhos que sejam mais inovadores e sustentáveis.

Quebra de estereótipos

Outro impacto positivo que a liderança feminina no mundo corporativo traz é em relação à representatividade, ou seja, mulheres que estão no topo representam e inspiram aquelas profissionais que estão entrando no mundo corporativo. 

As líderes e gestoras se tornam referências para todas as mulheres à sua volta, quebrando paradigmas e estereótipos impostos há muitas gerações. Esse ponto é fundamental se tratando de um desenvolvimento social. 

Comunicação e empatia

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Cambridge, as mulheres têm mais empatia que os homens. Com esses dados, podemos concluir que entre as muitas habilidades das gestoras, sua capacidade para perceber as necessidades alheias, e oportunidades para atendê-las favorece a empresa.

Além disso, mulheres também tendem a se comunicar com mais facilidade e clareza do que os homens, portanto ao negociar com fornecedores, parceiros, investidores e clientes, a empresa que investe em liderança feminina terá uma vantagem competitiva relevante no mercado.

Além disso, profissionais mulheres têm mais capacidade de escuta ativa, comunicação-não-violenta e conquistam a confiança do time, construindo relacionamentos de trabalho mais transparentes e de qualidade.

Invista em diversidade

A equidade precisa existir para uma sociedade mais justa e sem preconceitos. Com o aumento da liderança feminina no mundo corporativo, os funcionários podem se sentir mais livres para desenvolver sua própria autenticidade, contribuindo com ideias mais criativas e inovadoras dentro das operações.

Desse modo, as equipes podem ter menos ruídos na comunicação, menos processos interrompidos e mais produtividade e lucratividade. Além disso, um ambiente com mais empatia e respeito oferece mais bem-estar a todo o time 

Quanto mais diversificada a equipe, maior a variedade de habilidades, experiências e conhecimentos. Portanto, ao planejar ou executar alguma estratégia, sua empresa terá à disposição perspectivas variadas, o que é altamente estratégico.

Nós, da Resolv, atuamos pelo bem-estar dos funcionários e promovemos a diversidade, o cuidado e a valorização das pessoas. Para saber mais sobre a Resolv e os serviços de facilities, alimentação corporativa e segurança patrimonial que prestamos, entre em contato com a gente agora mesmo!

 

Saúde mental na pandemia: como os gestores podem ajudar os profissionais nas empresas?
O que gestores podem fazer para criar um ambiente com mais bem-estar aos seus colaboradores?
Saiba mais
Relações de trabalho: o que muda depois da pandemia?
O mercado passou por algumas mudanças e, com isso, as relações de trabalho também.
Saiba mais
Contratação de serviços terceirizados: como reduzir custos e potencializar a sua empresa?
A contratação de serviços terceirizados vem se tornando cada vez mais indispensável.
Saiba mais