7 boas práticas para incentivar a diversidade nas empresas

Promover a diversidade nas empresas é cada vez mais urgente para garantir oportunidades a todos.

Apoiar, promover e incentivar a diversidade nas empresas já deixou de ser uma tendência ou uma mudança de comportamento de gestores e líderes de negócios para se tornar uma medida necessária e obrigatória. 

Afinal, é preciso garantir as mesmas oportunidades para todos os funcionários nas organizações, sem haver discriminação por gênero, etnia, classe social, religião, idade, entre outros aspectos.

Ao acolher uma pluralidade de profissionais com diferentes perfis comportamentais, grupos sociais e culturais distintos, é possível não só criar ambientes de trabalho com mais espaço para todas as pessoas e abraçar todos os grupos, como também gerar benefícios para os negócios.

Portanto, este é um tema muito debatido no mundo corporativo e só cresce a preocupação dentro da gestão de RH para assegurar maior representatividade e acessibilidade, com equipes multiculturais e sem fronteiras.

Entendendo o que é a diversidade nas empresas

Antes de descobrir um pouco melhor sobre como promover a diversidade, é importante entender do que se trata este assunto. 

Basicamente, a diversidade pode ser definida como um conjunto de pessoas com características diferentes e pertencentes a grupos distintos, envolvendo etnias, religiões, idade, orientações sexuais, gêneros, necessidades especiais, nacionalidade e outros.

Dessa forma, é possível assegurar habilidades distintas para as empresas, o que leva a maior competitividade e desenvolvimento de novos conhecimentos, favorecendo o crescimento e a inovação dos negócios, deixando a equipe mais rica em talentos e contribuindo para o sucesso empresarial.

Além disso, apoiar a diversidade ajuda a tornar o ambiente de trabalho mais saudável, com troca de experiências entre profissionais de perfis diferentes, integração e maior engajamento, gerando mais valor para os produtos e serviços da organização.

Tudo isso faz parte da consolidação de uma cultura organizacional consistente, que valoriza os profissionais em seus diferentes perfis e, assim, auxilia ainda na atração e retenção de talentos.

Principais desafios da diversidade nas empresas

Vale destacar que ainda hoje é possível verificar problemas de diversidade nas empresas, com desafios para a inserção de profissionais mulheres, negros, LGBTQ+ e com deficiência, entre outros, tanto em cargos normais como de liderança e também em relação à igualdade na remuneração.

Como forma de legislação, só existe a Lei nº 8.213, de 1991, conhecida como Lei de Cotas. Esta regulamentação obriga empresas com mais de 100 funcionários a ter o preenchimento de 2% a 5% das vagas do quadro de profissionais com pessoas reabilitadas ou com deficiência.

No entanto, estabelecer um ambiente diverso não é apenas cumprir com o determinado em lei. As organizações precisam contratar e valorizar os funcionários independentemente de legislações e promovendo um espaço adequado para o trabalho de todos.

Alguns dados, inclusive, comprovam os desafios atuais, a importância de mudar o cenário e de melhorar a diversidade nas empresas, como por exemplo:

Diversidade e inclusão: 57% das empresas acreditam que seu negócio não investe em uma política clara de diversidade e inclusão, conforme a Robert Half.

Mulheres na liderança: menos de 5% dos cargos de CEO das empresas brasileiras são ocupados por mulheres, segundo pesquisa da Grant Thornton.

Remuneração feminina abaixo: mulheres recebem, em média, 20,5% menos do que os homens no país, de acordo com o IBGE.

Negros em cargos executivos: profissionais negros ocupam só 6,3% dos cargos em grandes empresas nacionais e multinacionais, revela a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.

Profissionais com deficiência: existem mais de 486 mil profissionais com deficiência trabalhando formalmente no Brasil, o que representa menos de 1% dos trabalhadores, segundo a Relação Anual de Informações Sociais, de 2019.

Preconceito contra profissionais LGBTQ+: 41% dos LGBTQ+ admitem sofrer discriminação por sua orientação sexual ou identidade de gênero no trabalho, indica pesquisa do grupo Santo Caos.

Quais as vantagens de fomentar a diversidade nas empresas?

Apesar de todos esses desafios que ainda existem no mercado de trabalho brasileiro, a valorização da diversidade traz inúmeras vantagens para os negócios. Confira as principais:

Diminuição de conflitos

Com a construção da diversidade nas empresas, as culturas organizacionais são mais voltadas para o respeito e a melhora da convivência das pessoas. O que evita conflitos e favorece um melhor clima de trabalho.

Inclusive, segundo pesquisa da Harvard Business Review, os conflitos são reduzidos em até 50% em relação às empresas que não investem em diversidade.

Maior engajamento

Outra vantagem da diversidade é garantir maior motivação, satisfação e produtividade da equipe, já todos se sentem igualmente importantes e reconhecidos. Com isso, é possível que os colaboradores aumentem seus esforços, elevando o desempenho individual e gerando maiores ganhos para as marcas.

De acordo com o mesmo estudo da HBR, em ambientes com diversidade reconhecida, os funcionários estão 17% mais engajados e dispostos a ir além de suas responsabilidades formais.

Aumento da criatividade

A diversidade nas empresas e o ambiente saudável no trabalho são fundamentais para favorecer a criatividade e a inovação. Como consequência, as empresas podem alcançar soluções mais inovadoras, melhorar as práticas, processos e projetos internos e elevar a qualidade dos serviços realizados.

Menor índice de rotatividade

O resultado direto da diversidade, da melhora do ambiente de trabalho e do clima organizacional é uma empresa mais positiva, impactando na diminuição da rotatividade dos funcionários.

Com isso, os negócios obtêm um ganho substancial, já que os desligamentos constantes geram problemas, como altos custos com demissões, contratações e treinamentos, além da dificuldade no processo seletivo e na queda de produtividade até o novo colaborador estar preparado.

Melhores resultados

Com um quadro de colaboradores com diferentes habilidades e conhecimentos, as empresas podem ter um ambiente mais motivador, estimulante e produtivo, que proporcionam melhores resultados em performance e lucratividade.

Conforme uma pesquisa da McKinsey, as empresas com diversidade étnica e racial têm 35% mais chances de ter desempenho acima da média. E outro dado do levantamento mostra que as organizações com diversidade de gênero aumentam seus rendimentos até 15% acima da média. 

Fortalecimento da marca 

A valorização da diversidade, além de gerar todos os benefícios citados acima, ajuda a elevar a reputação e a imagem da marca. O que também colabora para atrair novos talentos.

Conheça ações para promover a diversidade no ambiente de trabalho

Para alcançar todos esses resultados e garantir que sua empresa e seus colaboradores realmente abracem a diversidade, sem discriminação, é possível adotar algumas boas práticas. Veja a seguir!

1. Criar programas e políticas para a diversidade

O primeiro passo é criar programas e políticas para incentivar a diversidade e o ambiente livre de preconceitos. Afinal, não há como ter diversidade em um local de trabalho tóxico.

Então, os gestores, executivos e líderes devem revisar as ações da organização para conscientizar os colaboradores, melhorar a integração e promover o envolvimento multicultural de todos.

2. Avaliar o quadro de funcionários

Na próxima etapa, é preciso que os gestores façam uma mensuração, avaliação e diagnóstico claro do quadro de funcionários, entendendo como a equipe é formada, as razões para cada contratação, o porquê falta diversidade e como ampliar a abrangência de perfis profissionais.

3. Trabalhar a cultura organizacional

Este tópico está diretamente ligado ao anterior. Afinal, a cultura organizacional, muitas vezes, não abre espaço para a inclusão e, mesmo inconscientemente, os gestores podem procurar os mesmos tipos de trabalhadores. 

Então, vale pesquisar o clima organizacional, observar como esses processos estão ocorrendo e trabalhar para mudar este rumo, com maior diversidade de grupos no ambiente corporativo e maior abertura entre a equipe para acolher todos os perfis.

4. Definir metas de diversidade

Não adianta trabalhar a cultura e criar programas de diversidade, se você não tiver objetivos de inclusão nas empresas. Isso pode envolver toda uma reestruturação de plano de carreira, com oportunidades de cargos e salários iguais, obedecendo a padrões de diversidade estabelecidos nos negócios.

Assim, é possível aumentar a presença de mulheres na liderança, por exemplo, ou abrir processos seletivos voltados para negros, indígenas ou até estrangeiros.

5. Aumentar o cuidado nas contratações

Como vimos, contratar perfis profissionais mais diversificados é a melhor forma para promover a diversidade nas empresas. Logo, busque um olhar mais atento para a hora do processo seletivo. Vale a pena fazer parcerias para divulgação de vagas em grupos orientados para inclusão e pluralidade.

6. Ter uma liderança engajada

Para que todas essas ações tenham sucesso nas empresas, é preciso o apoio incondicional das principais lideranças da organização, incluindo o CEO. Com o exemplo dado pelos executivos e diretores, será possível estruturar toda a cultura, política de diversidade e fomentar a inclusão.

7. Usar métricas de monitoramento

Por fim, vale a pena falar sobre a análise dos resultados, com o monitoramento dos objetivos de diversidade e da evolução dos profissionais na empresa. Para isso, a empresa deve dispor de métricas para acompanhar se as metas foram atingidas e, se não foram, qual a causa disso.

Ao mesmo tempo, é possível verificar o tempo de permanência dos colaboradores na corporação, monitorando as promoções, remunerações, níveis de satisfação, avaliações de desempenho, entre outros fatores. Isso contribui para buscar sempre maior igualdade nas oportunidades e investir em capacitação e treinamento da equipe.

Conheça a Resolv

Com 25 anos no mercado, a Resolv conta com mais de 6 mil colaboradores e está presente em mais de 200 cidades.

Prezamos pela satisfação e bem-estar dos profissionais que atuam em nossa companhia, promovendo a diversidade, o cuidado e a valorização dos nossos funcionários. 

Acreditamos que a valorização das nossas pessoas é o melhor caminho para oferecer um serviço de qualidade e excelência. É por isso que nos orgulhamos de sermos pessoas cuidando de pessoas

Para saber um pouco mais sobre a Resolv, entre em contato conosco agora mesmo!

Como fazer gestão de fornecedores no setor industrial
As indústrias contam com o apoio de diversos fornecedores e prestadores de serviços.
Saiba mais
Contratação de serviços terceirizados: como reduzir custos e potencializar a sua empresa?
A contratação de serviços terceirizados vem se tornando cada vez mais indispensável.
Saiba mais
A importância da liderança feminina no mundo corporativo
Qual a importância da liderança feminina no mundo corporativo? Saiba mais!
Saiba mais