Conheça 6 equipamentos de segurança em serviços de limpeza

O uso correto dos equipamentos de segurança em serviços de limpeza é fundamental.

Os equipamentos de segurança em serviços de limpeza são essenciais na realização das tarefas, independentemente do tamanho e segmento da empresa, pois asseguram a integridade física dos profissionais.

Afinal, a equipe de limpeza está vulnerável aos riscos em decorrência da natureza das atividades exercidas. Então, os EPIs (Equipamentos de proteção individual) são obrigatórios para minimizar essa exposição.

Leia mais: Gerenciamento de resíduos hospitalares: conheça as principais boas práticas

Vale lembrar que o uso dos equipamentos de segurança em serviços de limpeza é obrigatório por lei e detalhado pela norma regulamentadora NR-6 que engloba, por exemplo, as responsabilidades do empregador e do empregado.

O empregador, por exemplo, deve ficar responsável por:

  • Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade, como no caso da equipe de limpeza;
  • Exigir o uso dos equipamentos de segurança em serviços de limpeza;
  • Orientar e treinar todos os colaboradores envolvidos sobre o uso adequado, guarda e conservação;
  • Quando o EPI for danificado, deve substituir o equipamento de imediato;
  • Cuidar da higienização do equipamento e sua manutenção periódica;
  • Entre outros.

Já os colaboradores devem utilizar os EPIs somente para a devida finalidade, cuidar da guarda e conservação dos utensílios, cumprir as determinações do empregador sobre o uso e comunicar quaisquer problemas.

Quais os benefícios dos EPIs?

O uso correto dos EPIs de acordo com a atividade de limpeza exercida garante uma série de benefícios, como:

  • Promove a saúde e a segurança dos funcionários;
  • Reduz as chances de acidentes de trabalho;
  • Atende às normas presentes na legislação;
  • Diminui as chances de prejuízos financeiros em decorrência de processos trabalhistas e multas;
  • Assegura uma boa imagem para a empresa frente aos funcionários e clientes;
  • Minimiza gastos decorrentes de afastamentos e despesas médicas.

Portanto, existem benefícios às empresas pelo fornecimento dos EPIs e pela orientação sobre o uso dos mesmos, cumprindo com a exigência de utilização e garantindo a integridade de todos os envolvidos. 

Como os EPIs ajudam a reduzir os riscos dos colaboradores

As vantagens da utilização dos EPIs se estendem aos profissionais quando comprometidos com o uso correto e contínuo dos equipamentos de segurança em serviços de limpeza. 

Até porque os trabalhadores estão sujeitos a diversos riscos como físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, entre outros. Então, os EPIs são necessários para mitigar tais problemas. Conheça os principais riscos enfrentados pela equipe de limpeza:

  • Físicos: umidade, frio, calor e ruídos;
  • Químicos: poeiras e gases tóxicos;
  • Biológicos: vírus e bactérias;
  • Ergonômicos: movimentos repetitivos, excesso de peso e postura inadequada;
  • Acidentes: quedas, utilização de ferramentas e equipamentos em mau estado.

Saiba também: Entenda a diferença de esterilização, limpeza e desinfecção de ambientes

Quais empresas usam equipamentos de segurança em serviços de limpeza?

Ao entender os benefícios relativos à utilização dos EPIs nos serviços de limpeza, você deve estar se perguntando se a sua empresa precisa adotar estes equipamentos. E a resposta é sim! O uso é obrigatório por lei, como mencionamos anteriormente.

Entre os principais setores que devem promover a utilização dos utensílios, estão as empresas que lidam com uma grande frequência de serviços de limpeza e higienização, como indústrias, hospitais, shoppings e condomínios comerciais.

Assim, é possível garantir um ambiente limpo, salubre e bem conservado para todos os colaboradores, visitantes, clientes e fornecedores, bem como promover a produção industrial adequada e os cuidados corretos com pacientes em hospitais.

6 equipamentos de segurança em serviços de limpeza

Existem diferentes EPIs que devem ser usados na realização de serviços de limpeza, sendo importante que gestores e profissionais conheçam a importância e uso de cada um deles para diferentes atividades.

  • Avental: 

Mantém o corpo do profissional protegido durante a manipulação de água e produtos químicos concentrados ou diluídos. Com o avental impermeável, é possível promover o conforto térmico e a proteção contra lesões químicas e doenças de pele.

  • Bota: 

O uso da bota impermeável reduz o contato do profissional com produtos químicos que poderiam causar queimaduras, lesões e irritações na pele. Em alguns casos, é importante que se utilize a bota térmica para proteção contra temperaturas extremas.

Leia também: 5 desafios na limpeza e desinfecção de ambientes

  • Luvas:

É o EPI mais conhecido nos serviços de limpeza, pois protege o profissional de lesões nas mãos, queimaduras, contaminação, cortes ao manipular materiais perfurocortantes e proteção contra temperaturas extremas.

  • Máscara: 

Este EPI sempre foi necessário na realização dos serviços de limpeza devido aos riscos da inalação de agentes químicos e biológicos, que podem comprometer a capacidade respiratória. Outro motivo pelo uso ser indispensável é devido ao risco de contaminação pelo coronavírus e outros vírus transmitidos pelo ar.

  • Cinto de segurança: 

Esse EPI é recomendado quando os serviços de limpeza são realizados acima do chão, apresentando risco de queda, como na limpeza de fachadas, prédios e janelas.

  • Óculos de proteção: 

Utilizado para evitar que o respingo de substâncias químicas e agentes biológicos, frequentemente usados na limpeza, atinjam os olhos do profissional, podendo causar irritações ou problemas mais graves.

Veja ainda: Limpeza de shopping no pós-pandemia: conheça as novas regras

Como já mencionamos, vale destacar que é de responsabilidade do empregador fornecer os equipamentos de segurança em serviços de limpeza, avaliando, inclusive se ele é aprovado por órgãos oficiais.

Como promover a melhor utilização dos equipamentos

Além de todas as obrigações e responsabilidades dos empregadores, para que as empresas consigam ter sucesso no uso dos equipamentos de segurança em serviços de limpeza, é preciso colocar em prática algumas ações com os colaboradores, como por exemplo:

  • Realizar a capacitação para o uso de cada tipo de EPI periodicamente;
  • Promover treinamentos de integração entre equipes que utilizam os EPIs;
  • Desenvolver comunicados internos explicando a importância do uso;
  • Estimular o diálogo e a comunicação sobre o uso correto dos equipamentos.

Como garantir serviços de limpeza mais eficientes e seguros?

Uma opção para estruturar a área de serviços de limpeza na empresa, seja hospital, indústria, condomínio comercial, shopping ou outro tipo de negócio, é contar com uma parceira especializada.

A Resolv está há mais de 20 anos no mercado de facilities, com serviços de higienização e desinfecção de ambientes, segurança (proteção inteligente) e alimentação (restaurantes corporativos). 

Nossos profissionais são treinados constantemente quanto ao uso dos EPIs para garantir sua conservação, promovendo a execução dos serviços de limpeza com eficiência, qualidade e segurança.

Quer saber mais sobre a terceirização de serviços de limpeza? Entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!

 

Projeto de segurança para condomínios: como elevar a proteção?
Um projeto de segurança para condomínios é um dos pilares para manter todos tranquilos.
Saiba mais
Serviço predial: como aumentar a segurança em condomínios?
O serviço predial de segurança age para garantir o bem-estar de todos os moradores de um prédio.
Saiba mais
Gerenciamento de riscos: tudo o que você precisa saber
O gerenciamento de riscos evita que a empresa seja prejudicada por possíveis problemas. Saiba mais!
Saiba mais